Localização dos radares de velocidade

Data da última atualização: 14 de Junho 2023

Radares de velocidade em Portugal: tudo o que precisas de saber!

O ano de 2023 marca o início do processo de reforço do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), aumentando esta rede com mais 30 radares de velocidade instantânea e mais 20 radares para controlo de velocidade média. A perspetiva é a de que até março do próximo ano sejam colocados mais radares em vários pontos do país!

Queres saber como funcionam e qual a localização dos radares de velocidade em Portugal? Neste artigo, vamos explorar os diferentes tipos de radares, como funcionam, onde estão localizados, as penalizações associadas às infrações por excesso de velocidade, e até mesmo como contestar multa de trânsito.

Quais os tipos de radares de velocidade em Portugal?

Em Portugal, existem dois tipos de radares de velocidade: os radares fixos e os radares de velocidade média.

Os radares fixos, tal como o nome indica, são aqueles que estão instalados em pontos fixos das estradas nacionais e registam velocidade instantânea a que um condutor circula num certo local.

Já os radares de velocidade média, que são uma novidade em território nacional, medem a velocidade entre dois pontos, calculando a velocidade média do veículo ao longo do trajeto definido entre eles. No fundo, com este último sistema de radares, o que se pretende é penalizar aqueles condutores que reduzem repentinamente a velocidade quando se aproximam de um radar fixo e voltam a acelerar depois de o passarem.

Como funcionam os diferentes tipos de radares instalados nas estradas nacionais?

Em termos simplistas, os radares fixos emitem ondas de rádio em direção à estrada e medem o desvio dessas ondas quando são refletidas por um veículo em movimento. Com base no princípio do efeito Doppler, calculam a velocidade instantânea do veículo.

Já os radares de velocidade média utilizam câmaras posicionadas em pontos estratégicos e medem o tempo necessário para o veículo percorrer uma distância conhecida entre dois pontos, calculando assim sua velocidade média. Com uma importante especificidade: entre esses dois pontos não é permitindo ao condutor encostar e, assim, ao condutor enganar o sistema com uma paragem de alguns segundos.

Localização dos radares de velocidade

Contrariamente ao que acontece com os radares fixos, os radares de velocidade média podem alternar entre 20 localizações possíveis. A ANSR divulgou alguns dos locais onde os novos radares serão instalados:

  • Aveiro (A41)
  • Beja (EN206 e IC1)
  • Castelo Branco (IC8)
  • Coimbra (A1 e EN109)
  • Évora (A6 e IP2)
  • Faro (EN398)
  • Lisboa (A9, EN10, EN6-7 e IC19)
  • Porto (A3)
  • Santarém (A1)
  • Setúbal (EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1)

De todo o modo, os radares de velocidade média têm, nas estradas portuguesas, uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42.

Quais as penalizações para infrações por excesso de velocidade?

As infrações por excesso de velocidade podem resultar em penalizações que variam de acordo com a gravidade da infração. As multas vão dos 300€ aos 2500€, mas a estas poderá acrescer outro tipo de penalizações, caso o excesso do limite máximo de velocidade configure contraordenação grave ou muito grave.

Nestes últimos casos, entre as sanções acessórias aplicáveis poderá estar a perda de pontos na carta de condução ou mesmo a sanção acessória de inibição de conduzir, temporária ou definitiva.

Como podes contestar multas de velocidade?

Caso não concordes com uma multa por excesso de velocidade, tens o direito de contestá-la! Para isso, deves seguir um procedimento específico. Sabe mais aqui.